13 livros de terror da AVEC Editora

(Por Ismael Chaves)

A AVEC Editora é um dos principais nomes no meio literário independente, sempre figurando em prêmios nas listas de prêmios como Odisseia de Literatura Fantástica, ABERST, Le Blanc, AGES e Jabuti. Criada em 2014 por Artur Vecchi, a editora gaúcha aposta na literatura fantástica, sendo um dos maiores representantes do gênero no Brasil. Alguns nomes que hoje são consagrados no mainstream nacional, como Carol Chiovatto, Márcio Benjamin, Claudia Lemes, Enéias Tavares e Alexandre Callari iniciaram suas carreiras ou passaram pelo catálogo da AVEC.

Como sabem, em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu o que possivelmente é a maior tragédia ambiental na história do Brasil. 95% das cidades foram destruídas pelas chuvas, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e mais de 100 perderam suas vidas. Um dos setores mais afetados por esse desastre ecológico foi o literário. Além de muitos autores que perderam tudo que tinham, também muitas editoras, livrarias e bibliotecas tiveram seu estoque completamente destruído. A AVEC foi uma delas, cujo depósito ficou alagado e inacessível durante um mês. Segundo Artur, estima-se que a editora perdeu entre 12 e 15 mil livros.

Hoje, compartilho uma lista com 13 dos melhores títulos de terror que a AVEC já publicou. Conheçam o catálogo e adquiram os livros da editora. Façamos a nossa parte para que essa GIGANTE da literatura fantástica se recupere o quanto antes.

  • Usem o cupom ISMAEL20 e ganhem 20% de desconto em qualquer* compra AQUI.

MENSAGEIROS DO LIMIAR – Duda Falcão

Neste tomo, caro leitor, você encontrará criaturas abjetas, pessoas insanas e entidades sobrenaturais.

Conhecerá a obsessão de um investigador para encontrar o autor de um crime incomum, uma detetive no rastro de uma criatura antiga e perigosa, um culto que deseja invocar entes além da compreensão humana, um vilarejo que esconde segredos cósmicos, um teatro habitado por uma aberração, uma refeição inusitada, uma gravação assombrada, uma rede de computadores que abduz almas, o desmatamento desenfreado e as suas consequências, um espírito animal que se torna venerado por um povo, a espadachim Hylana se aventurando nas Terras de Lyu, a busca de Becky Star pelo pai em Saturno, o diálogo de um engenheiro florestal do futuro e um robô terraformando um planeta, um cientista que descobriu a imortalidade e quais foram os efeitos dela sobre a sua existência e, por fim, descobrirá quem são os mensageiros do limiar que dão título ao livro.

Vá em frente. Não se assuste. Aqui a aventura e o horror se misturam em um mesmo caldeirão para a sua diversão.

O INVERNO DO VAMPIRO – Júlio Ricardo da Rosa

Início dos anos 60, Porto Alegre. Durante um inverno dos mais rigorosos, um homem, recém-chegado à cidade, é atacado por criaturas que se nutrem de sangue humano. Junto com
seu excêntrico senhorio e um médico, enfrentam esta ameaça pelas ruas de uma cidade que recebe as primeiras imagens de televisão, em que bondes circulam até a meia-noite e os cinemas dominam o imaginário dos seus habitantes. Os códigos para enfrentar estes seres encontram-se em um diário que narra acontecimentos passados em 1941, durante a grande enchente, e a maldição que se estendeu sobre um sacerdote. A batalha final se dará nas ruas e no silêncio de um prédio que esconde uma terrível ameaça.

O Inverno do Vampiro, vencedor do Prêmio de Narrativa Longa de Horror da Odisseia de Literatura Fantástica de 2020, percorre épocas e situações em uma narrativa recheada de
medo e suspense.

O APOCALIPSE AMARELO: LIVRO I – UMA TORRE PARA CTHULHU – Diego Aquiar Vieira

Isolada em Mucaragua, cidade esquecida entre as montanhas, a família Dédalo observa o fim do mundo. Deuses, monstros e humanos convivem, afetados pela loucura e pelo esquecimento de tudo que os diferenciava no passado. Nessas páginas, vocês conhecerão Malaquias, um homem corroído pelo álcool e pela viuvez, e também seus filhos, Rafa e Ícaro. Rafa é uma jovem corajosa e inconformada que insiste em seguir adiante enquanto tenta superar um amor impossível. Ícaro, de natureza mais mansa, investiga os segredos da família. Os três poderão contar com a ajuda da sabedoria popular de Juca, professor antes do grande fim. Às vezes em conflito, às vezes em conjunto, os quatro buscarão um novo caminho – mas vão descobrir que o passado guarda respostas sombrias e que um mal ainda maior está à espreita.

O Apocalipse Amarelo: uma torre para o Cthulhu é o primeiro volume de uma série de pequenas novelas sobre o Grande Fim e o que há além dele. Estas são as histórias daqueles que ficaram para trás no grande arrebatamento provocado pelos Seres Anciões despertos pelo alinhamento das estrelas, na tradição lovecraftiana do horror cósmico – mas com um toque brasileiro, com os pés no chão coberto de lama musguenta e tomado por vermes de outra dimensão.

Este é um livro sobre a esperança, a família e também sobre a loucura de um mundo tomado pela destruição.

TÉTRICOS E METÁLICOS – Cristina Pezel

Neste livro, a vida real, a tragédia e a loucura se misturam ao horror sobrenatural. Histórias de séculos atrás ou de tempos presentes, permeadas por interconexões discretas e com a presença de algum elemento metálico, desassossegam o leitor pela acidez e proximidade com a percepção da realidade. Mesclando contos de terror, crime e suspense, a autora leva o leitor e a leitora aos limites que separam a realidade trágica do fantástico.

OS QUE SOBEM À NOITE – Thunder Dellú

Uma morte inexplicável ocorre no topo da Pedra do Baú, um gigantesco monumento natural situado na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. O evento sem precedentes assombra a bucólica cidade de São Bento do Sapucaí, colocando em jogo sua história, suas tradições e, principalmente, a vida dos seus moradores. A partir daí, três jovens, dois idosos, dois religiosos e um garoto começam a seguir seus instintos e medos mais íntimos, na tentativa de destrinchar um mistério que mostra desenhos, detalhes e características muito mais complexas do que os belos tapetes do dia de “Corpus Christi” que enfeitam as ruas da cidade nos meses frios de junho. Você tem medo de altura e do escuro? Se a resposta for “sim”, pare a escalada imediatamente. Se for “não”, vista os equipamentos de segurança, reze a oração mais poderosa que conhecer e desafie as encostas íngremes da Pedra do Baú com eles. De preferência, à noite. O abismo, a escuridão e as forças do desconhecido te esperam de braços abertos.

AOS QUE HABITAM A ESCURIDÃO E OUTRAS HISTÓRIAS – Cesar Alcázar

Dos recantos mais sombrios da Terra e além, surgem 12 histórias macabras e alucinantes. Um garoto confronta uma presença maligna dentro de sua própria casa durante a ditadura argentina. Uma astronauta se perde entre sonho e realidade em um satélite de Marte. Uma criatura sedenta de sangue aterroriza a Porto Alegre de 1911…“Aos que Habitam a Escuridão e Outras Histórias” reúne todos os contos de Horror e Ficção Científica publicados por Cesar Alcázar entre 2009 e 2015.

QUANDO OS MORTOS FALAM – Claudia Lemes

Livro vencedor do prêmio ABERST e finalista do Prêmio JABUTI.

Verena Castro pediu exoneração do cargo de investigadora na DHPP quando sua filha mais nova foi assassinada. Quatro anos depois, sua vida toma um rumo inesperado quando recebe o telefonema de um médium, indicando um corpo e sua localização.

Envolvida na investigação de forma clandestina com a ajuda do melhor amigo, Caio, Verena logo descobre que há um maníaco na cidade de São Paulo, replicando as cenas de homicídio mais perturbadoras dos filmes clássicos de horror – e a próxima vítima pode ser alguém que ela ama.

O BREU POVOADO – Oscar Nestarez

Em sua nova coletânea, Oscar Nestarez convida você a explorar os recantos sinistros do cotidiano e da mente humana. A jornada começa com um escritor amargurado entregando-se a fantasias malévolas, e conclui-se com uma assustadora viagem ao Haiti. No caminho, você encontrará uma jovem atormentada pelo luto, uma vampira entediada com a eternidade, um hedonista com planos macabros e outras personagens perturbadoras — que continuarão por perto mesmo depois do ponto final, povoando o escuro ao seu redor.

NARRATIVAS DO MEDO – VOL. 1, 2, 3 e 4

Você está preparado para sentir medo? Aquela sensação inquietante que pode se traduzir em um simples arrepio que percorre sua espinha ou em um pensamento obsessivo que te impede de ir sozinho à cozinha de sua casa escura no meio da madrugada.

Narrativas do Medo é uma série de antologias que traz alguns dos melhores autores do gênero de terror do país, que são especializados em te causar sensações como medo, angústia, desconforto e asco, enfim, tudo o que um fã de terror busca em um bom livro. A coleção já tem 4 volumes.

GUANABARA REAL: A ALCOVA DA MORTE – Enéias Tavares, Nikelen Witter e A.Z Cordenonsi

Brasil, 1892. Durante a noite de inauguração da estátua do Corcovado, um horrendo crime toma de assalto a alta sociedade carioca. Para resolver o mistério, a investigadora particular Maria Tereza Floresta, o engenheiro positivista Firmino Boaventura e o dândi místico Remy Rudá terão de se embrenhar numa perigosa trama de poder e corrupção. O que parece mais um caso, aos poucos se revela um plano que põe em risco o futuro de todo país e para impedi-lo, a agência de detetives Guanabara Real terá de usar toda a sua perícia para solucionar os enigmas tecnológicos e os mistérios arcanos da sangrenta Alcova da Morte!

Uma trama de investigação policial. Um enredo de ficção científica. Um crime de horror sobrenatural. Três autores, Três heróis, em um Rio de Janeiro que nunca existiu.

Livro vencedor dos Prêmios AGES e Le Blanc

SHERLOCK HOLMES E A SABEDORIA DOS MORTOS – Rodolfo Martínez

O maior detetive do mundo e seu narrador mais dedicado. Um manuscrito amaldiçoado composto por um árabe louco. Uma sociedade secreta que reúne eminentes figuras da sociedade inglesa. Uma mensagem cifrada encontrada em um cemitério indígena. Um príncipe que abdicou de seu reino, deixando os círculos místicos europeus em estado de alerta.

Todos esses elementos compõem o primeiro volume de Os Arquivos Perdidos de Sherlock Holmes, criado por Rodolfo Martínez, um dos mais importantes nomes da fantasia europeia.

Em uma trama de suspense investigativo e aventura sobrenatural, o autor espanhol aproxima a criação máxima de Arthur Conan Doyle do mundo horripilante de H. P. Lovecraft, envolvendo a Ordem da Aurora Dourada, Aleister Crowley e um enigmático monarca, que levarão assombro e misticismo ao universo racional e lógico de Sherlock Holmes e John Watson.

A IRMANDADE DO OLHO DO CORVO – TOMO I: AS CRIAS DE HASTUR – A.Z Cordenonsi

Em um mundo que tenta desesperadamente esquecer os horrores da segunda Grande Guerra, forças ocultas na escuridão traçam planos para homens e monstros. E a capital do novo mundo que se descortina das chamas da guerra se tornará o palco de uma batalha pela alma da humanidade.

Recém chegado da Europa devastada, o Padre é um sujeito que viu mais do que gostaria do que o sobrenatural tem a oferecer e que ganha a vida lavando pratos ou lutando contra demônios, o que acontecer primeiro. Solitário e irritadiço, ele é obrigado a se reunir a um grupo nada amistoso quando eventos místicos fogem ao seu entendimento. Armado com duas pistolas FN 1910, uma katana e uma batina arruinada, o Padre vai precisar enfrentar os submundos de Manhattam se quiser sobreviver.

Reunidos pela implacável Madame Dyer, ele se junta à jovem engenheira Cláudia Tesla, a um Golem com tendências suicidas, ao arquivista Abdul Alhazred, a imortal assassina Princesa Moura e à Humphrey Lovecraft, um garoto assustadiço que assumiu o manto místico do pai após a sua morte. E quando a principal feiticeira de Chinatown é encontrada à beira da morte, eles são obrigados a deixar as diferenças de lado para impedir que um demônio ancestral invada as ruas da cidade.

Eles podem não ser os heróis que o mundo quer, mas, com certeza, são os heróis que o mundo precisa.

COLEÇÃO SOBRENATURAL: VAMPIROS

Esqueça os vampiros românticos e que brilham na luz do dia, essa coleção traz os vampiros como eles são de verdade, predadores noturnos e estão entre nós desde o princípio dos tempos: são dominadores, caóticos, monstruosos, sedutores, caçadores, inescrupulosos, bisbilhoteiros e únicos. Para conhecê-los, folheie as páginas deste tomo.

A coleção terá prefácio de Lord A. e 10 contos de autores brasileiros. Veja as sinopses e os autores:

  •  “Nas mesas de pôquer de Brasília o adversário de Paulo aposta muito mais do que fichas.” All in de Alexandre Cabral
  •  “Uma elite de vampiros alienígenas, poderosos e insaciáveis desejam sangue humano”. Colonização de Carlos Bacci
  •  “Sedenta e antiga criatura depara-se com habitantes dos novos tempos e fica maravilhada com a arte do cinema”. A fonte da donzela de Carlos Patati
  •  “Um vampiro e uma fada decrépita formam uma dupla inusitada desbravando a noite até que seus objetivos pessoais os levam a firmar um pacto assombroso”. O vampiro cristão de Duda Falcão
  •  “Um menino descobre que existem coisas mais aterrorizantes do que as gigantescas nuvens de poeira que engolem sua cidade”. Sangue e poeira de Fred Furtado
  •  “Diego é lançado inadvertidamente em um mundo subterrâneo secreto, onde os vampiros, ferozes predadores, caçam a sua presa maior: os humanos”. O dia da caça de Giulia Moon.
  •  “Lauren jamais imaginou o que aconteceria depois de conhecer um rapaz misterioso e sedutor durante um forró”. Anunciação de Ju. Lund.
  •  “Uma peça de teatro intercala-se com a vida do protagonista, enquanto, ele se desloca para uma reunião de suma importância nos domínios do patriarca”. Parsifal de Marcelo Del Debbio.
  •  “Cecily Marcos é uma renomada professora de psicologia criminal que ao traçar o perfil de um assassino reencontra o próprio passado”. Olho por olho de Nazarethe Fonseca.
  •  “Um botânico apaixonado por orquídeas busca por um raro exemplar na Floresta Amazônica em uma expedição amaldiçoada”. O orquidófilo de Simone Saueressig.

(*) Cupom válido apenas para livros impressos no site da editora. Para e-books, consultar os títulos na Amazon.

.

Deixe um comentário