10 adaptações brasileiras de clássicos góticos

(Ismael Chaves)

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro, e claro que não poderíamos deixar essa data passar em branco. Ainda mais quando o assunto é terror – e isso nossos cineastas sempre souberam fazer muito bem.

No ano passado, publicamos uma lista com 12 filmes imperdíveis do terror nacional, indo desde À Meia-noite levarei sua alma (1964) até Medusa (2023). Se você perdeu, confira a lista completa AQUI.

Desta vez, trouxemos uma lista – até então, inédita na internet – com 10 adaptações brasileiras de clássicos da literatura gótica. Mesclando filmes e curta-metragens, a seleção vai desde nomes universais, como Edgar Allan Poe e Mary Shelley, até nacionais, como Álvares de Azevedo e Machado de Assis.

ATRAVÉS DA SOMBRA (2016, Dir. Walter Lima Jr.)

Adaptação de A volta do parafuso (1898), de Henry James. Em Através da Sombra, a tímida Laura (Virginia Cavendish) é contratada por um homem rico para cuidar de seus dois sobrinhos órfãos, que moram numa fazenda de plantação de café. Apesar de não se dar muito bem com o campo, ela aceita a tarefa, e logo estabelece uma amizade com a pequena Elisa (Mel Maia), enquanto seu irmão é enviado a um internato, por razões desconhecidas. Aos poucos, com a presença dos escravos e da governanta Geraldina (Ana Lúcia Torre), Laura tem a impressão de que alguns segredos são escondidos naquela casa. Ela acredita inclusive ver algumas pessoas que ninguém mais vê…

AS NÚPCIAS DE DRÁCULA (2018, Dir. Matheus Marchetti)

Releitura expertimental do clássico Drácula (1897) de Bram Stoker. Inspirado no expressionismo alemão e trazendo uma abordagem queer, o filme mostra o Conde Drácula partindo de seu castelo na Transilvânia rumo a uma ilha na América do Sul, fazendo um harém de novas vítimas e amantes, entre homens e mulheres.

CHRISTABEL (2021, Dir. Alex Levy Heller)

Um novo olhar sobre o poema “Christabel” (1816), do britânico S. T. Coleridge. Filha única de um trabalhador rural, Christabel encontra Geraldine, uma mulher misteriosa, que diz ter sido atacada por homens e precisa de ajuda. Em sua inocência e pureza, Christabel acolhe Geraldine na casa de seu pai. A partir de então, as duas protagonistas se relacionam de maneira que Geraldine passa a ter grande influência sobre Christabel, desestabilizando suas convicções e promovendo ruptura das tradições, mas que trazem um sentimento de paixão e liberdade jamais vivenciados por ela. Nesta adaptação, ao invés da Inglaterra, a história se passa na zona rural, em meio ao cerrado goiano. A personagem Geraldine é uma mulher misteriosa, livre e independente que aparece para balançar a estrutura estabelecida e as relações pré-molduradas, as quais pesam sobre Christabel e seu pai.

FRANKENSTEIN PUNK (1986, Dir. Cao Hamburger e Eliana Fonseca)

Releitura totalmente livre do clássico Frankenstein (1818) de Mary Shelley. A história de Frank, uma criatura diferente dos outros da sua espécie, que é impactado pela música “Singing in the Rain”, que estava tocando no primeiro minuto em que ele se sentiu vivo. Desde então, Frank busca a felicidade e luta para encontrar espaço na comunidade em que vive.

O CORAÇÃO QUE FALAVA DEMAIS (2013, Dir. Paulo Biscaia Filho)

Adaptação do conto “O coração delator” (1843) de Edgar Allan Poe. Uma jornalista vai até o presídio para gravar um documentário e entrevistar Evanildo André Pereira, um pacato locatário de um quarto em um velho apartamento, que ficou conhecido como o Assassino do Assoalho depois de matar sua senhoria por um motivo mais que estranho.

O FIM DA PICADA (2008, Dir. Christian Saghaard)

Livre adaptação de Macário (1852), de Álvares de Azevedo. Após participar de uma orgia satanista em uma praia brasileira em 1850, Macário (Ricardo de Vuono) está voltando para São Paulo na manhã seguinte quando encontra Exú-Lebara (Claudia Juliana), versão feminina da entidade fantástica de origem afro-brasileira. Ela decide acompahar Macário na viagem, mas acaba enganando ele, levando-o para a São Paulo do ano de 2008.

A PATA DO MACACO (1983, Dir. Ademar Guerra)

Baseado no conto homônimo de W. W. Jacobs (1902), A Pata do Macaco foi um telefilme produzido e exibido pela Rede Globo, no Caso Especial em 1983. Após ser despejada e com sérias dificuldades financeiras, uma família se muda para um cortiço ao lado de um cemitério. Assim que se instalam no local, conhecem na vizinhança um casal de idosos que, ao tomar conhecimento dos problemas financeiros dos recém-chegados, lhes oferece um pacto a ser realizado através de um amuleto mágico: uma pata de macaco.

UM LOBISOMEM NA AMAZÔNIA (2005, Dir. Ivan Cardoso)

Inspirado no romance A Ilha do Dr. Moreau (1896), de H. G. Wells, com roteiro do saudoso R.F Lucchetti, Um Lobisomem na Amazônia é uma comédia de terror dirigida por Ivan Cardoso.

O Dr. Moreau, geneticista e louco, vai para a Amazônia depois da destruição de sua ilha. Aplicando técnicas de manipulação genética próprias ou do nazista Dr.Mengele de quem roubou as anotações, ele cria diversos seres bizarros, inclusive mulheres guerreiras inspiradas na lenda das Amazonas. Enquanto isso um grupo de jovens turistas inicia uma jornada pela floresta até a área de Cerro Dourado, local de mortes misteriosas recentes. Os turistas desconfiam do guia, que substituiu o que eles haviam contratado, de última hora. Para lá também vão o delegado Barreto e o zoólogo estrangeiro Dr. Corman, a fim de investigarem os ataques.

NOS TEMPOS DO CINEMATÓGRAPHO (1996, Dir. Kika Lopes)

Adaptação do conto “Dentro da noite” (1910) de João do Rio. Nos anos 20, noivo de uma jovem tem uma estranha perversão: alfinetar a pele da amada e sugar-lhe o sangue.

A ERVA DO RATO (2009, Dir. Julio Bressane)

Adaptação do conto “A Causa Secreta” de Machado de Assis. Após se conhecerem em um cemitério a beira-mar, um homem (Selton Mello) propõe a uma mulher (Alessandra Negrini) que cuide dela. Ela aceita a oferta, o que faz com que morem juntos. Durante um longo tempo ele conta histórias sobre a geografia do Rio de Janeiro, os venenos preparados pelos índios e a mitologia grega. Até que, notando o cansaço dela, ele decide comprar uma câmera fotográfica. Ela logo se torna sua musa, sendo o foco principal de todas as suas fotos. Quando descobre que um rato está roendo as fotografias tiradas, ele espalha pela casa diversas ratoeiras. Mas aos poucos descobre que o animal não é tão indesejado assim.

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